Ronco e Apneia | Dr. Júlio Stédile Ir para o Conteúdo

Ronco e Apneia

Tratamento e procedimento cirúrgico com especialista em Otorrinolaringologia há mais de 30 anos

Distúrbios do sono comprometem o efeito restaurador e são prejudiciais à saúde, afetando as atividades diárias. A qualidade do sono é parte integrante da qualidade de vida do indivíduo, proporcionando que o organismo repouse e se restaure para as atividades do dia seguinte.

Algumas pessoas, no entanto, podem apresentar distúrbios do sono que comprometem seu efeito restaurador e geram efeitos não benéficos para a saúde, repercutindo sobre as atividades diárias e saúde.

Uma vez que passamos praticamente um terço da vida dormindo é importante saber identificar e tratar os distúrbios que afetam a qualidade do nosso sono e consequentemente nossa qualidade de vida.

O ronco e apneia obstrutiva do sono são distúrbios que resultam normalmente da combinação do estreitamento da via aérea superior e relaxamento da musculatura da faringe, orofaringe e língua, ocasionando assim o colapso da região durante o sono.

Ronco

É um importante sinal e sintoma que atinge grande parte da população.
O ronco primário (ronco não associado a apneia acomete 40% da população adulta) pode estar presente em qualquer fase da vida e ser importante indício de uma série de patologias que podem envolver o aparelho respiratório e pode estar associado a uma série de doenças (ou seja, múltiplos fatores podem contribuir ou agravar o ronco).

O paciente que ronca deverá ser detalhadamente investigado para analisar os fatores que estão contribuindo para o hábito de roncar e ser avaliada a presença ou não de apneia do sono. Conforme as causas do ronco, o médico indicará os procedimentos mais adequados para solucioná-lo.

Apneia do Sono

Apneia do sono é definida por paradas respiratórias durante o sono com mais de 10 segundos de duração. Pode variar quanto a etiologia e intensidade. É um problema sério e deve ser identificado o mais precocemente possível para que se evite suas repercussões na saúde e nas atividades do dia a dia. Normalmente está associada ao ronco.

Estatísticas demonstram que acontecem 4 vezes mais acidentes de carro em quem tem apneia, porque a pessoa torna-se muito sonolenta durante o dia.

Assim como o ronco, a apneia do sono está frequentemente associada à obesidade e ao aumento de peso. Pode ser de origem obstrutiva do espaço aéreo superior (assim como desvios de septo, desvios da pirâmide nasal, hipertrofia de cornetos e adenoides, pólipos nasais, micro ou retrognatia, hipertrofia de amígdalas, queixo pequeno etc.), como de origem central cerebral mistas (origem central e obstrutiva), como também pertencerem a síndrome de Pickwick e síndrome restritiva do espaço aéreo superior.

A Cirurgia do Ronco é muitas vezes combinada comCirurgia Estética e Funcional do Nariz.

Dr. Júlio Stédile tem uma vasta experiência em Cirurgia Plástica e Otorrinolaringológica, sendo uma das autoridades mundiais nesta área.

Dr. Júlio Stédile recebeu o PRIMEIRO PRÊMIO da University of Miami School of Medicine nos Estados Unidos pelo Desenvolvimento de Técnicas de FINESSE EM RINOPLASTIA.

A vasta experiência em Cirurgia Plástica Facial e Otorrinolaringologia fez com que o Dr. Júlio Stédile seja referência e uma das maiores autoridades mundiais em Revisão Cirúrgica de Cirurgias Plásticas do Nariz (Rinoplastia Secundária ou Rinoplastia Revisional) e também na Correção Cirúrgica da Perfuração do Septo Nasal.

Este reconhecimento internacional do Dr. Júlio Stédile deve-se ao seu longo trabalho com pacientes que necessitam de Rinoplastia Secundária / Revisional, a qual envolve correção de complicações causadas por cirurgias anteriores.

Clique aqui para conhecer melhor o Dr. Júlio Stédile

A Rinoplastia Secundária / Revisional é uma cirurgia com alto grau de complexidade.

Cada cirurgião tem diferentes formações e formas de trabalhar. E, principalmente, diferentes percepções estéticas que apresentam diferenças significativas nos seus resultados cirúrgicos.
Por isto, escolha bem o seu cirurgião. Verifique se ele é altamente qualificado e possui uma grande experiência em Cirurgias Plásticas e Funcionais do Nariz.
Assim como acontece em outras profissões, existe uma diferença significativa na qualidade do trabalho médico.

Seja sábio na escolha do seu cirurgião!